Como
o que vocês gostam mesmo é de muita prática e pouca teoria, de seguida
deixamos 3 links que vos irão direccionar para 3 aplicativos matemáticos
que, penamos, serão do vosso agrado (para acederem devem clicar no
título dos links:
Link 1 - Geoplano; Link 2 - Tangrams; Link 3 - Pentaminós), abaixo apresentados.
Só para que saibam, o novo Currículo Nacional da Matemática no 1º ciclo, reforça bastante o uso destas ferramentas.
Link 1 - Geoplano; Link 2 - Tangrams; Link 3 - Pentaminós), abaixo apresentados.
Só para que saibam, o novo Currículo Nacional da Matemática no 1º ciclo, reforça bastante o uso destas ferramentas.
O
único inconveniente prende-se com o facto de os sites referidos estarem
em Inglês, mas com o auxílio dos vossos pais e das indicações que vos
vamos dar, vão ver que não terão dificuldades que vos impeçam de jogar.
Neste aplicativo apenas terão
que arrastar os elásticos azuis para cima do tabuleiro e, depois
construir as figuras que vos apetecer, pegam nos seus vértices e
movem-nos como vos apetecer. Podem construir uma grande variedade de
figuras, por isso, sejam imaginativos.
No botão CLEAR apagam tudo do tabuleiro e podem começar de novo.
Neste aplicativo deverão ordenar
as peças do Tangram com o objectivo de construir figuras a vosso gosto
ou, caso o desejem, devem clicar numa das figuras que vos aparece no
centro inferior do ecrã e cobrir a sua área , devendo para isso ordenar
as peças correctamente. Importante:
1-A seta apresentada no canto superior direito do tabuleiro inverte a forma da peça seleccionada, na lateral.
2-
Para rodarem as peças devem clicar em cima da peça pretendida e depois
clicar e manter o botão do rato em cima de um dos seus vértices e
rodá-la a gosto, com o rato.
3-
Se carregarem em cima da palavra HINT (canto inferior direito do
tabuleiro) ser-vos-á apresentada uma pista que facilitará a construção
do puzzle.
4- No botão RESET volta tudo ao início.
Neste aplicativo podem construir figuras com recurso às peças do Pentaminó. Importante:
1-
Carreguem nas peças que pretenderem manipular que se encontram na
coluna esquerda do tabuleiro. Só as peças que escolherem irão surgir no
tabuleiro para manipularem.
2- Se clicarem na tecla CLONE (canto inferior esquerdo do ecrã) vai aparecer outra peça igual à que escolheram em último lugar.
3- Se clicarem na tecla FLIP (canto inferior esquerdo do ecrã) a peça que escolheram em último lugar vai rodar na lateral.
4-Para rodarem as peças têm que carregar num dos seus vértices e depois rodá-la.
5- Se quiserem eliminar uma peça do tabuleiro arrastem-na para o cauixote do lixo no canto inferior direito do tabuleiro.
6- No botão CLEAR apagam tudo do tabuleiro e podem começar de novo.
Toca a pôr o cérebro a funcionar. Esperamos que se divirtam!!!
A Matemática também pode
ser muito divertida. Este jogo é para ser jogado por toda a família, de
preferência peçam ajuda aos vossos pais ou irmãos mais velhos.
Nota importante: se estiverem com dificuldades técnicas quando clicam nos links propostos, deverão visitar o site www.java.com
e fazer download do programa apresentado. Depois de procederam à sua
instalação no vosso computador, o problema será resolvido e poderão
jogar sem quaisquer problemas.
Olá a todos!!!
ResponderEliminarAqui está um bom exmplo do que a matemática pode servir para nos divertirmos e ao mesmo tempo estamos também a aprender...
Antonio Vitor