sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A nossa horta


"Antigamente havia uma horta no quintal de cada casa e todas as famílias semeavam e tratavam as plantas que viam crescer ... couve-galega, penca, nabiças, alface, feijão, feijão-verde, ervilhas, salsa e tomate, eram plantas que todas as crianças e adultos conheciam; essas plantas eram usadas para cozinhar os alimentos que comiam às refeições tal como a sopa de legumes, o caldo verde, as saladas, o cozido à portuguesa, etc. Cultivavam também árvores de fruto - laranjeirastangerineirasameixoeirasmacieiras, pereiras - que forneciam os frutos necessários ao dia-a-dia. Os hábitos alimentares dos portugueses eram mais saudáveis do que hoje em dia, pois comiam grande quantidade de vegetais, cereais e frutos, que cultivavam em casa, contribuindo para que fizessem uma alimentação saudável de acordo com a Roda dos alimentos .
Hoje em dia, as pessoas que vivem em apartamentos deixaram de ter a possibilidade de ter a sua horta e têm de comprar tudo o que comem - legumes, frutos, cereais, etc.
Aos poucos perderam hábitos alimentares saudáveis, reduziram o consumo de vegetais e frutos e a sua saúde está a ressentir-se.

Sabias que antigamente as pessoas comiam muitos vegetais e frutos e eram mais saudáveis?
Na nossa escola verifica-se que mais de metade dos alunos que almoça na cantina, não come sopa! Tu comes sopa e salada ao almoço e ao jantar?
O que pensas fazer para melhorar os hábitos alimentares?"


Pois bem, para responder positivamente à última das perguntas deixadas, os professores da escola da Magida resolveram propor aos seus alunos o cultivo de uma horta escolar. Deste modo pretende-se promover hábitos de alimentação saudáveis e equilibrados, bem como permitir aos nossos alunos "absorver" o que a natureza nos pode dar, ao nível da alimentação. Neste sentido, os alunos serão responsáveis por limpar, cultivar, regar e assegurar todos os cuidados da nossa horta escolar. Já plantámos os legumes da época e ficam prometidas fotografias para quando os nossos legumes estiverem prontos para colheita.
Como para que tal aconteça ainda falta um bom bocado, publicamos algumas fotografias do nosso trabalho. Esperamos que sigam o nosso exemplo.






Isto promete...

7 comentários:

  1. obrigada porfessora patrosinia por tar a fazer isto por nos

    ResponderEliminar
  2. Este trabalho enriquece os nossos alunos e permite-lhes um contacto direto com a natureza. Os Professores das turmas Mag1, Mag12 e Mag34 estão motivados para a realização deste trabalho com os vossos filhos. Todos esperamos bons resultados.
    A Professora Luísa Simões

    ResponderEliminar
  3. Olá. A nossa horta está muito bonita e nós vamos continuar a cuidar dela para no Natal levarmos os legumes para casa. Beijinhos da Paulinha

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei do que nos fizemos
    Obrigado professora

    ResponderEliminar
  5. Este ano tem sido realmente uma surpresa para mim. Nunca vi a minha filha tão animada para ir para a escola e nem com tanta vontade de fazer os t.p.c .... será por causa da horta? obrigada sra professora

    ResponderEliminar
  6. Venho dar o meu testemunho pois vejo o desenvolvimento da horta na nossa escola.Apesar de só fazer parte desta escola este ano lectivo, já considero esta escola como minha. Foi um projecto novo para mim, que ao principio sou muito franca não acreditava pois achava que não ia dar certo.Como estava enganada e ainda bem, os miúdos com o incentivo da professora Patrocínia,tratam da horta com amor e carinho o que faz com que os produtos sejam ainda melhores e mais saborosos. Hoje colhi umas folhas de couves para uma sopa e verdade seja dita já à muito tempo que não comia um caldo tão bom.Muito obrigado professora e alunos por me deixarem usufruir do vosso trabalho e amor .Muitos parabéns e continuem com este projecto tão bom a nível pedagógico e pessoal.Até breve vou estar atenta e sempre que me for permitido colher umas "couvinhas aproveito xau " bjs Manuela.

    ResponderEliminar
  7. A horta esta linda.
    muito obrigada : erica 5c.

    ResponderEliminar